sábado, 4 de agosto de 2007

Citroën C5 2.2HDI Exclusive

Em tempos, o Citroën C5 possuía um motor 2.2 HDi com 136 cv, que pouca ou nenhuma expressão obteve em Portugal. O seu sucesso limitado percebeu-se rapidamente, até porque a marca francesa introduziu mais tarde um 2.0 HDi com 138 cv, que permanece actualmente em funções e também não enaltece, da melhor forma, a imagem do modelo gaulês. Agora, a Citroën decidiu dotar o C5 de um motor Diesel mais atractivo. Este novo 2.2 HDi desenvolvido em parceria com o grupo PSA e a Ford, com dois turbos (um a actuar nos baixos regimes e outro a favorecer ainda mais as altas rotações) e 173 cv, deixa o C5 apto para se digladiar com berlinas de potência idêntica. Com um registo no arranque dos zero aos 100 km/h de 8,8 segundos, o C5 2.2 HDi iguala a marca da referência que é, por exemplo, um BMW 320d. E os mil metros são cumpridos pelos dois exactamente com o mesmo tempo: 29,9 segundos. Temos, portanto, um C5 capaz de oferecer algo que nunca até então idealizou. Mas o gaulês não se ficou por aqui. Os 370 Nm de binário, atingidos logo às 1500 rpm, permitem que este C5 consiga recuperações excelentes (algumas melhores que o 320d), para além de uma facilidade de utilização exemplar. A caixa de seis relações está bem escalonada e permite que o C5 procure velocidades de cruzeiro proibitivas sem que se note muito esforço por parte deste 2.2 HDi. A ausência de ruído do motor é outra boa característica deste novo bloco. A insonorização é notável e, mesmo a velocidades elevadas, apenas se ouvem silvos aerodinâmicos, altura em que os vidros laterais duplos ajudam na obtenção de tranquilidade. A estas boas prestações e ao silêncio que se faz notar a bordo, junta-se o conforto exímio que se conhece do C5. A suavidade de rolamento continua a ser a imagem de marca deste Citroën, que agora se mostra perfeito para devorar inúmeros quilómetros de estrada. Os consumos são bons, embora não sejam tão baixos quanto o modelo que já tomámos aqui por referência, mas o espaço é imenso e a bagageira é gigantesca. O preço de 44 537 euros que esta versão Exclusive custa é elevado, mas é a única disponível com este motor. Para além disso, se voltarmos a ter como comparação a tal referência, este C5 custa apenas mais 700 euros do que um 320d base, mas vem muito mais equipado e é mais confortável e espaçoso.

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