
Assim, por mais que a Honda tente reforçar a ideia de que o Civic está mais «estimulante», tanto no estilo como no comportamento em curva, a verdade é que o cronómetro indica-nos uma maior preguiça, seja qual for o exercício escolhido. Ou seja, o anterior Civic 1.4 de cinco portas, mesmo com aquele aspecto «anafado», é mais despachado… Nem a caixa de seis velocidades, que é do mais suave de manusear, consegue espevitar o andamento e o novo modelo sai a perder numa apreciação comparativa com a principal concorrência. Este motor é suave como nenhum Diesel o consegue ser, mas a falta de força exige mais e mais acelerador, o que leva o Civic a «levantar a voz»… Ao menos os consumos são contidos e fazem-se cem quilómetros com pouco mais de 7 litros de gasolina. A relação preço/equipamento é muito atractiva e, por 22 500 euros, o Civic 1.4 Sport já inclui os principais dispositivos de segurança, como o controlo de estabilidade (VSA), as cortinas insufláveis, quatro airbags e fixações Isofix para as cadeirinhas dos miúdos. Mas para os que já estão enamorados do Civic deixamos aqui um recado: se puderem, despendam mais 3500 euros e optem pelo 1.8 Sport (140 cv), o qual permite uma utilização mais desafogada e, porque não dizê-lo, consonante com o visual atrevido deste Honda – além disso, acrescenta o cruise control e um sistema de som mais completo à lista de equipamento do Civic 1.4 Sport.
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