sábado, 4 de agosto de 2007

Mazda BT-50 Cabine Dupla 4x4 Sport

Planeando conseguir atingir uma fasquia de vendas entre as 1000 e as 1200 unidades para este ano, a Mazda tem grandes expectativas face à nova gama BT-50 que inclui tanto na versão 4x2 como 4x4, as típicas três cabines: simples, longa e dupla, algo que não sucedia com a anterior B2500. Não arrojando em demasia no que diz respeito às linhas exteriores, a nova BT-50 prima pela sobriedade, tanto por fora, como por dentro. A posição de condução é boa e fácil de encontrar, apesar de o volante apenas ser ajustável em altura. Os vários comandos estão bem distribuídos e só se lamenta a utilização do travão de mão «de bengala». A unidade ensaiada, a BT-50 Cabine Dupla 4x4 Sport, está bem equipada, mas só o leitor de CDs/MP3 com carregador de 6 CDs indicia uma vertente mais virada para o lazer. Aliás, toda esta pick-up «transpira» trabalho e a maior prova disso mesmo é a afinação da suspensão traseira. É certo que numa pick-up já se espera um eixo traseiro mais duro, pois é precisamente sobre ele que poderá recair o maior esforço de carga, mas, mesmo assim, o eixo desta Mazda não faz grandes concessões ao conforto. Salta em demasia e isso sente-se especialmente em auto-estrada. Mas, olhando para a BT-50 do ponto de vista de quem necessita dela para o trabalho diário, então vêm à tona as suas principais virtudes, a começar pelo motor. Com 143 cv de potência, esta unidade de 2,5 litros marca pontos pela disponibilidade do seu binário que logo abaixo das 2000 rpm já se faz notar. E, no entanto, não se revela das mais glutonas em termos de combustível, ficando-se por uma média de 9,5 litros a cada 100 km. Por outro lado, a tracção inserível às quatro rodas, feita através duma tradicional alavanca (em vez de botões e sistemas electrónicos), garante simplicidade e eficácia. Este facto associado ao bloqueio do diferencial traseiro, aos pneus BF Goodrich All-Terrain P/A, que equipam a unidade ensaiada, e a bons ângulos de ataque e de saída, garantem um bom desempenho fora de estrada. É fácil superar subidas ou descidas íngremes, tirando partido tanto da capacidade de tracção, como do binário do motor. O pior é mesmo a travagem. Nas nossas medições precisou de 76 metros para se imobilizar a partir dos 120 Km/h, uma distância muito exagerada, sendo em parte efeito do tipo de pneus. Mas, a grande vantagem desta BT-50 tanto para quem procure uma ferramenta de trabalho, ou uma pick-up de lazer é o seu preço que se posiciona como dos mais competitivos. A unidade ensaiada (que apenas inclui como opcional a pintura metalizada) situa-se nos 25 599 euros, valor bem abaixo de outras propostas da concorrência.

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