sábado, 11 de agosto de 2007

Porsche Boxster S

Esticar o motor 3.2 «boxer» até aos 280cv pode não parecer impressionante, mas se tivermos em linha de conta que a relação peso/potência fica nos 4.8 kg/cv, e que o novo Boxster S é «menino» para atingir os 100 km/h em apenas 5,6 segundos (6,3 para o Boxster 2.7) e chegar a 214 km/h ao fim do primeiro quilómetro de arranque, a expressão «Super Boxster» faz todo o sentido! As duplas saídas de escape centrais e uma entrada de ar sob a chapa de matrícula na dianteira conferem um «look» mais agressivo ao S, para além que as opcionais jantes de 19 polegadas (1886 euros) com pneus 235/35 na frente e 265/35 nas rodas motrizes tornam a pose arrebatadora.

Autêntico poço de força desde os baixos regimes (aliás, é onde se sente a principal diferença face ao Boxster 2.7 de 240cv), este motor 3.2 é senhor de uma elasticidade que é bem aproveitada pela caixa de seis relações, muito precisa e bem «oleada» e cujo curso foi devidamente reduzido.
A sensação de puxar pelos 280cv está mais próxima do soltar de feras do que propriamente equídeos, com o 3.2 a gritar bem alto atrás dos nossos ouvidos e a subir avidamente de rotação. Os estonteantes valores das retomas de velocidade provam bem a rapidez com que tudo se passa, com prestações que o aproximam de um super-desportivo. Com tanto poderio, arrancar bons momentos de condução é tarefa obrigatória para quem saiba trabalhar na devida dose a força disponível sob o pé direito e a precisão das reacções da direcção e eixo dianteiro. Mesmo com os pneus de dimensões avantajadas, o S solta a traseira desde cedo (o binário elevado ajuda), pelo que fechar as curvas com dose de estilo e domínio por parte do condutor, torna-se num acto corrente. Mas aconselha-se a colocar o Boxster na rota certa quanto antes, porque a potência posta nas manobras pode fazê-lo ganhar uma inércia suplementar que exige atenção redobrada e movimentos lestos. A travagem é fantástica e a suspensão Pasm (1547 euros), de controlo electrónico… pasma-nos com a dualidade de reacções (confortável para o dia-a-dia e firme quando accionado o botão «Sport»), recheando este Boxster de atributos que o aproximam, cada vez mais, ao mítico 911.

Nenhum comentário: